Segunda.23.Abril.2018: Reunião com Assessores do Gabinete Parlamentar

 

Notí­cias

19.12.2017Souza critica criação de federação que não representa pescadores

Souza critica criação de federação que não representa pescadores

O deputado Souza (PHS) criticou nesta terça-feira (19), na sessão da Assembleia Legislativa, a criação da Federação de Agricultura Familiar e Pesca Artesanal, fato que ocorreu na semana passada. Como presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, ele justificou que a entidade não representa a categoria de pescadores e, por isso, apresentou em plenário uma nota de repúdio.

“Quero em nome dos que fazem a Frente, repudiar a criação de uma federação que não representa, nem de longe, os pescadores”, afirmou o parlamentar, lembrando que a categoria já é representada pela Federação de Pesca do Rio Grande do Norte. O deputado criticou, inclusive, a participação do Incra nacional na criação da Federação. “Isso não colabora em nada para o fortalecimento dos pescadores”, disse Souza.

O deputado afirmou ainda em seu pronunciamento, que a Assembleia Legislativa não teve nenhuma participação nesse caso, vez. “Foi um ato truculento o que aconteceu, pois nem os próprios representantes dos pescadores puderam fazer uso da palavra”, ressaltou o presidente da Frente Parlamentar.

Membro da Frente, o deputado George Soares (PR) aparteou o deputado Souza também para criticar a criação da nova federação. “Nosso entendimento é pelo encaminhamento da nota, porque já existe uma federação que atua no fortalecimento da categoria”, disse George, adiantando que assinará também a nota de repúdio formulada por Souza e lida em plenário.

 

Nota de repúdio

Vimos pelo presente REPUDIAR o ato de criação da Federação de Agricultura Familiar e Pesca Artesanal.

Consideramos que essa iniciativa não colabora em nada para o fortalecimento, organização e interesse desses setores, que a entidade teoricamente representaria.

Os integrantes dessa “federação”, nem pescadores ou agricultores familiares o são. Estas categorias já são devidamente representadas por suas entidades, que estão em pleno exercício de suas prerrogativas e gozo de direitos.

Outrossim, informamos que a Assembleia Legislativa não tem qualquer conexão com a iniciativa daqueles, tendo apenas disponibilizado o espaço solicitado para reunião.

Dê-se publicidade.

Natal, em 19 de dezembro de 2017

Deputado Souza (PHS)

Presidente da Frente Parlamentar de Agricultura Familiar

Deputado Fernando Mineiro (PT)

Membro da Frente Parlamentar de Agricultura Familiar

Deputado George Soares (PR)

Membro da Frente Parlamentar de Agricultura Familiar